modgnikehtotsyek
ALLE WETTBEWERBSERGEBNISSE, AUSSCHREIBUNGEN UND JOBS Jetzt Newsletter abonnieren

Offener Wettbewerb | 02/2012

Concurso público de concepção (ideias) para a requalificação e reordenamento da praia e frente de mar da Figueira da Foz e Buarcos / Re-qualification and Redevelopment of the Beach and Seafront of Figueira da Foz and Buarcos

9. Preis

Aguiar Maia Arquitectos Lda

Architektur

Erläuterungstext

Como criar uma frente marítima que seja simultaneamente uma frente urbana?
Esta foi a problemática que condicionou e conduziu as linhas mestras e originadoras da nossa proposta. Mais do que criar um espaço de passeio, pretende-se que esse mesmo espaço crie cidade, seja cidade.
A distância sentida entre o mar e a cidade, a separação criada e demasiado vincada entre estes dois elementos, origina a necessidade sentida de aproximar a praia das pessoas, de criar espaços que sejam capazes de receber e conter os seus transeuntes.

Identificou-se, como mestras, as linhas que marcam a cidade e que se destacam na sua hierarquia. A partir destas ruas / linhas estruturantes, criou-se o prolongamento da malha urbana existente. Propõe-se uma nova frente que se quebra e se desenvolve a partir das ruas da cidade.
Do desenho da malha urbana existente, da relação hierárquica do construído, da dimensão da área de intervenção, surgem 7 plataformas urbanas independentes. É através delas que ganhamos novo território urbano novo espaço público. Esta apropriação e o facto de que a mesma gera espaço e não percurso que conseguimos criar cidade, rejeitando a ideia linear e simples de um passeio.

É nas plataformas que se localizam os vários equipamentos de carácter singular que animam e caracterizam os vários espaços criados, e a totalidade do percurso. Associados aos vários equipamentos propostos interconectando-os e relacionando-os propomos uma sobreposição de vários percursos paralelos e coexistentes que se comunicam e relacionam os vários espaços da proposta.

Em contraponto e oposição à linha geométrica e quebrada que é criada pelas plataformas urbanas, propomos linhas sinuosas e curvilíneas que definem e delimitam a área de dunas, e que criam o passeio de comunicação longitudinal ao longo do areal.
Propõe-se a criação de um passeio curvilíneo ao nível da areia que permite a comunicação e continuidade física no sentido longitudinal da praia. Assim como a relação entre os vários apoios de praia,
Nos pontos de encontro com os percursos lineares criam-se momentos de inflexão com características de reunião e simultaneamente separação.

Beurteilung durch das Preisgericht

Boa articulação com a malha urbana valorizando a especificidade de cada troço de frente marítima, promovendo identidades distintas.