modgnikehtotsyek
ALLE WETTBEWERBSERGEBNISSE, AUSSCHREIBUNGEN UND JOBS Jetzt Newsletter abonnieren

Award / Auszeichnung | 07/2017

2017 IOC/IAKS Award

Arena do Futuro

BR Rio de Janeiro

Silber - Category C – Multipurpose halls and major arenas

Lopes, Santos & Ferreira Gomes Arquitetos

Architektur

Projektdaten

  • Gebäudetyp:

    Sport und Freizeit

  • Projektgröße:

    keine Angabe

  • Status:

    Realisiert

  • Termine:

    Fertigstellung: 01/2016

Projektbeschreibung

Este projeto arquitetônico foi desenvolvido para hospedar os jogos de Handebol nos Jogos Olímpicos de 2016 e Golbol nos Jogos Paraolímpicos de 2016 a serem realizados no Rio de Janeiro, e tem como objetivo buscar soluções adequadas em interfaces diversificadas no complexo sistema composto por equipamentos esportivos para os jogos e seu legado. Ao contrário de outras arenas localizadas no Parque Olímpico, esta arena olímpica logo após os jogos se tornará quatro escolas públicas da cidade. Portanto, a equipe desenvolveu um edifício que poderia priorizar seus conceitos de construção como flexibilidade, mutabilidade e adaptabilidade.

O projeto consiste em uma área octogonal, onde seu núcleo será o palco para os jogos. Existe também uma estrutura metálica independente e temporária. A forma octogonal serve para que esta estrutura possa se adaptar a várias organizações espaciais, que favorecem a economia e a possibilidade de reutilização das estruturas modulares para a construção de quatro escolas na cidade do Rio de Janeiro.

Entre as composições estruturais, destacamos a presença de uma pele de construção composta por brises feitas de madeira reciclada e polímeros que envolvem o edifício. Este sistema destina-se a filtrar a luz externa e absorve a silhueta da paisagem mostrando a fluidez geográfica do ambiente.

A Arena tem capacidade para 12.000 espectadores referentes aos Jogos Olímpicos e, para o módulo Paraolímpico, terá capacidade para 5.204 pessoas.

É fundamental enfatizar que o projeto para esta Arena não deve ser apenas entendido como um mero local de esportes, mas também como uma área que oferece uma rica capacidade de transformação. Podemos afirmar que sua mutabilidade é um legado importante para a cidade.

Arena foi projetada para os Jogos Olímpicos Rio 2016 com co-autoria da Oficina de Arquitetos e colaboração de Paulo Casé Arquitetura e And Architects

© LSFG